BLOGLIDO ENTREVISTA: Malu Simões

E para a segunda entrevista do mês de aniversário do blog temos Malu Simões. Pedi e gentilmente ela aceitou participar.

Bloglido: Malu, sempre foi seu desejo ser escritora? Como isso se concretizou na sua vida?

Malu Simões: Desde criança sempre tive o hábito da leitura, a minha mãe era professora, e eu me perdia em romances que criava em minha mente, mas não sonhava em escrever as próprias histórias. Um belo dia… rsrsrs… eu estava no aeroporto de Congonhas e comprei um livro nacional no qual estava grafado um selo editorial para novos talentos em sua capa. Veio então o insight de escrever uma história e enviar para alguma editora. Então eu me dediquei a esse projeto diariamente durante quatro anos.

 

Bloglido: Sempre pergunto as escritoras sobre as dificuldades em ser escritor no Brasil. Gosto que as pessoas vejam ângulos e perspectivas diferentes. Como foi pra você ter livros publicados?

Malu Simões: Realmente é um longo caminho desde colocar o ponto final na história até a sua aceitação por alguma editora. Eu tinha o enredo do Será que é Você? em meu pen drive pronto para ser impresso. Fui à Bienal de São Paulo de 2016 disposta a encontrar uma editora que realizasse o meu sonho, com a cara e a coragem. Passei por algumas decepções e outras realizações. Hoje eu me sinto feliz por fazer parte da The Books Editora, uma casa editorial que respeita os autores que fazem parte dela.

 

Bloglido: Você precisou fazer algum curso para poder escrever suas histórias ou foi algo natural?

Malu Simões: Ah, sim… eu escrevia sem comprometimento com a técnica. Apenas colocava as ideias no papel para treinar a criatividade e impor a mim mesma o hábito da escrita. Após essa fase, percebi que estava na hora de consultar um especialista na área e recebi críticas muito proveitosas. Aconselho a qualquer escritor que esteja iniciando a trajetória da escrita a ter sempre alguém que lhe chame para a realidade. Rsrsrs Ou um Coach, ou um Beta Reader…o que importa é estar aberto às críticas construtivas.

 

Bloglido: Qual é o tempo que você leva para escrever um livro? Você ou a editora se impõe meta?

Malu Simões: Hum…depende do enredo e do tempo que eu tenho disponível porque eu sou servidora pública da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis e não possuo muito tempo para me dedicar à escrita como eu gostaria.

O Será que é Você? demorei quase um ano escrevendo. O Depois do Primeiro Olhar foram dez meses de muita pesquisa e inspiração. O Para Sempre Lara… esse conto tive uma meta a cumprir para a editora que era de um mês apenas. Estiquei um pouquinho e consegui finalizar o projeto em quarenta e cinco dias e muitas madrugadas acordada. Agora finalizei um conto infantil em menos de vinte dias, porém dez deles buscando inspiração.

Geralmente eu me imponho metas sim.

 

Bloglido: No site da The Books Editora já consta novidades vindo por aí. Pode nos dar informações sobre esse novo projeto?

Malu Simões: Na verdade, teremos duas novidades para a Bienal.

O livro Será que é Você? foi completamente revisado, alguns capítulos foram alterados, outros excluídos, e será republicado com lançamento na Bienal. A capa do Marcus Pallas ficou divina e vocês precisam ver a diagramação da Cris Spezzaferro.

E…ahhh…essa novidade eu estou amando. O Para Sempre Lara também será exposto na Bienal SP também na versão em inglês. É uma emoção ver o texto que você passou horas escrevendo, traduzido para outra língua.

 

Bloglido: Malu, muito obrigada por aceitar essa entrevista. A participação de vocês, autores é muito importante para blogs pequenos como o Bloglido. Para finalizar, qual a importância dos blogs na vida literária do autor?

Malu Simões: Vocês, blogueiros, fazem um trabalho belíssimo de divulgação da literatura tanto a nacional como a internacional. Sem vocês, não conseguiríamos atingir a um público maior de leitores. Muito obrigada!

 

    Quem sou eu...

    Mary Ellen

    "O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você" É isso que eu busco nos livros. Viajar sem sair do lugar, sofrer, sorrir e sonhar. São coisas que você pode fazer ao mesmo tempo, e que você só encontra nos livros. Mãe, esposa, amiga e sonhadora!

    Leia mais...

    Facebook


    Instagram

    Skoob