HISTÓRIA OU ESTÓRIA?

Você provavelmente já ouviu falar na diferença entre história e estória, que existiria para diferenciar a história real da estória fictícia. Mas será que existe mesmo essa distinção?

 Você deve ter percebido que é muito raro ver a palavra estória escrita por aí. De fato, uma pesquisa por estória no Google resulta em aproximadamente 492.000 entradas, enquanto história nos dá 442.000.000 aproximadamente.

Mas isso ainda não esclarece se a distinção existe ou não. Pois bem, a rigor, a palavra estória existe, mas não é aceita universalmente e não consta em muitos dicionários, principalmente portugueses.

 Em norma culta, recomenda-se o uso da palavra história, tanto para ficção como para realidade.

 Assim:

 A história do descobrimento do Brasil é ensinada nas escolas do país.

A história de Harry Potter marcou uma geração de leitores.

O dicionário on-line Caldas Aulete define estória como um brasileirismo – ou seja, palavra ausente do vocabulário de outros países lusófonos – para o verbete história.

O dicionário traz, ainda, que “A palavra foi proposta para designar narrativa de ficção, mas a forma preferencial é história” (ESTÓRIA, 2016). O termo tem origem no termo inglês story.

    Quem sou eu...

    Mary Ellen

    "O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você" É isso que eu busco nos livros. Viajar sem sair do lugar, sofrer, sorrir e sonhar. São coisas que você pode fazer ao mesmo tempo, e que você só encontra nos livros. Mãe, esposa, amiga e sonhadora!

    Leia mais...

    Facebook


    Instagram

    Skoob